quarta-feira, 12 de março de 2008

Suporte e resistência

ANÁLISE GRÁFICA
YURI BIALOSKORSKI
ECONOMIA. 3o ANO

Os analistas técnicos procuram, em gráficos, por padrões de preços que se repetem, identificando-os e operando no mercado a medida que esses traços tornam-se mais uma vez visíveis. A maioria deles utilizam gráficos de candlestick que mostram abertura, fechamento, ponto de máximo e de mínimo de um determinado período. A teoria por trás da utilizaçao apenas dos preços para operar é a de que os preços descontam tudo, expectativas, balanços, dividendos e dados macroeconômicos.

Tentando traduzir os sentimentos tanto dos compradores de determinado papel quanto de seus vendedores, surgiu uma ferramenta analítica chamada de “suporte e resistência”. Esse traço leva em consideração que os players do mercado possuem memória, e são acometidos por sentimento de arrependimento, sempre quando os mercados se movimentam, a maioria dos players ou está perdendo, ou está ganhando menos do que poderia.

Quando observa-se uma subida no preço do papel, os vendidos se sentem arrependidos de terem vendido a descoberto, e os comprados se sentem arrependidos de nao terem comprado mais. Ambos a espera de um ponto em que seja possível zerar a posição e comprar mais respectivamente. Está formado o Suporte. A medida que o valor do papel cai até esse nível, ambos compram, e o preço volta a subir. Isso ocorre inversamente para a criação de Resistências.

Quando observado que os preços do papel, por meio de um gráfico, vêm se comportando horizontalmente, é provável que seja possível traçar linhas de Suporte e Resistência.
Para traçá-las, una os pontos de congestionamento de baixa (Suporte) e de congestionamento de alta (Resistência). Ignore os pontos extremos que estão isolados; representam apenas poucos operadores desesperados em determinado período, não a massa dos operadores.

Uma vez traçadas as linhas, você deve decidir como operar. Sempre que os preços se aproximarem do Suporte, opere comprado; sempre que se aproximarem da resistência opere vendido. Quando próximos das linhas traçadas, deve-se sempre estreitar os stops, pois há a possibilidade de rompimento da linha. Esses elementos técnicos
funcionam melhor em gráficos de longo prazo, como diários e semanais. Ao operar segundo o suporte e resistência atente para o volume de negociação e a possibilidade de rompimento.

Quando os preços se aproximam das zonas de congestionamento que caracterizam esses traços, o volume de negociação deve aumentar, demonstrando que os players estão invertendo posições, e que ainda se lembram dessa área. Se o volume permanecer baixo ao entrar em uma área de congestionamento há forte indício de que haverá rompimento do suporte ou resistência.

O rompimento, quando ocorre, poderá ser tanto verdadeiro, apresentando grandes volumes, quanto falso, com pouco volume de negociação. Um verdadeiro rompimento, quando ocorre, os preços nao retornam à faixa de negociação antes traçada. Ao se observar um verdadeiro rompimento de resistência, por exemplo, compre e ponha seu stop ligeiramente abaixo da antiga resistência, de forma a perder pouco (pouco risco) quando houver um erro de análise e for um falso rompimento, e ganhar muito (alto retorno) se confirmado o rompimento.

Quando o rompimento é confirmado, normalmente é seguido por tendências, tanto de alta quanto de baixa, dando excelentes oportunidades de se operar. Mas esse assunto e seus indicadores deixaremos para a próxima edição d’O Arauto. Bons negócios!

[Clique na imagem para ampliar]

[continua: saiba o que é o candlestick >>]

Nenhum comentário: