CONHEÇA ALGUNS CONCEITOS TRABALHADOS POR GHEMAWAT
A PRESUNÇÃO DOS 10%
O QUE SE DIZ...
O investimento não conhece fronteiras.
...E O QUE DE FATO ACONTECE
A relação do investimento estrangeiro direto (IED) com a formação geral de capital fixo tem sido de menos de 10% para cada um dos três anos com dados disponíveis (2003-2005).
UM DETALHE
Reconhecendo que grande parte do IED envolve fusões e aquisições, o percentual de 10% é ainda menos expressivo.
A PREVISÃO
Esse 10% não é uma constante global, mas tende a flutuar lentamente para cima.
AS 7 GLOBALELAS
As mentiras propagadas pelos apocalípticos da globalização
1. A globalização está levando a um mundo de integração internacional (quase) completa.
2. A expansão global é um imperativo, em vez de uma escolha a ser avaliada.
3. A globalização oferece oportunidades de crescimento praticamente ilimitadas.
4. A globalização tende a tornar os setores da economia mais concentrados.
5. A empresa verdadeiramente global não tem um país que lhe sirva de base.
6. A empresa verdadeiramente global deve buscar competir em (quase) todos os lugares.
7. A estratégia global é fundamentalmente uma questão de explorar semelhanças entre os países.
REDEFININDO ESTRATÉGIA GLOBAL:
PASSO-A-PASSO
ANÁLISE DAS DIFERENÇAS
A estrutura CAGE. A distância é um importante referencial para determinar graus de diferenças entre países. Ghemawat cria uma estrutura CAGE, em que leva em conta as distâncias Cultural, Administrativa, Geográfica e Econômica entre países. A importância dessa distância e de seus quatro componentes varia em função das características de cada setor.
AVALIAÇÃO
O diagnóstico ADDING. Por que globalizar? Antes de pensar em se expandir mundo afora, uma empresa deve responder essa pergunta levando em conta seis fatores: Agregação de volume, Diminuição de custos, Diferenciação, Incremento da atratividade do setor, Normalização (otimização) de riscos e Geração e emprego de conhecimento. O livro ainda apresenta uma longa lista de diretrizes para o diagnóstico ideal.
DESENVOLVIMENTO DE OPÇÕES ESTRATÉGICAS
A estratégia AAA. A criação global de valor demanda um jogo de cintura para driblar as diferenças. O modelo estratégico proposto por Ghemawat traça três etapas: a Adaptação, a Agregação e a Arbitragem.
CONHEÇA O BLOG DE PANKAJ GHEMAWAT SOBRE GLOBALIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
http://discussionleader.hbsp.com/ghemawat
REDEFININDO ESTRATÉGIA GLOBAL
Cruzando fronteiras em um mundo
de diferenças que ainda importam
Autor: Pankaj Ghemawat
Editora: Bookman
272 págs R$ 52 (preço sugerido)
quarta-feira, 12 de março de 2008
Redefinindo Estratégia Global
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário