quarta-feira, 12 de março de 2008

O mundo não é plano

Nenhum livro sobre a globalização vendeu tanto quanto O Mundo é Plano, escrito por Thomas L. Friedman, colunista do The New York Times. Surgia ali uma metáfora que parecia traduzir incontestavelmente o espírito do novo século. Desde que chegou às prateleiras, em abril de 2005, conseguiu vender milhões de cópias em todo o mundo.

Porém, no mesmo ano em que Friedman cunhava uma das mais importantes expressões para definir o mundo atual, o indiano Pankaj Ghemawat, professor da Harvard Business School, já se empenhava para alertar justamente o contrário: o mundo não é plano, as diferenças ainda importam e é preciso redefinir a estratégia global, já contaminada pela “globalmania”.

Seu texto Estratégias regionais para uma liderança global recebeu o prêmio de melhor artigo publicado na revista Harvard Business Review também em 2005. Já se antecipava ali algumas das discussões que Ghemawat reuniu no recém-lançado livro Redefinindo Estratégia Global, escrito após uma década estudando as estratégias de empresas globais que vão da Arcelor-Mittal à Zara.

Em nenhum momento, Ghemawat entra para o campo do apelo retórico. Nas primeiras páginas do livro, faz severas críticas aos apocalípticos da globalização e a expressões como “o nivelamento da Terra”, “o fim da História”, “a morte da distância” ou “a convergência das preferências”.

Redefinindo Estratégia Global se divide em dois momentos: no primeiro deles, Ghemawat descreve o que entende por semiglobalização, estabelecendo quais são as diferenças entre os países que devem ser levadas em conta antes de qualquer empreendimento fora do país de origem da empresa. Também alerta para as conseqüências de se menosprezar essas fronteiras. A segunda parte do livro se dedica a definir estratégias para a criação global de valor.

Os objetivos de Ghemawat e de Friedman são bastante diferentes. O Mundo é Plano não apresenta nenhum gráfico, nenhum jargão acadêmico e está voltado para o público em geral, com a pretensão de ser um tratado sobre o mundo globalizado – o subtítulo, “Uma breve história sobre o século XXI”, deixa isso ainda mais claro. Redefinindo Estratégia Global está direcionado para um público de executivos e administradores. A preocupação de Ghemawat é deixar claro que traçar planos estratégicos baseados em um mundo plano pode resultar em fracasso.

[continua >>]

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