Apedeuta – segundo o Aurélio, é sinônimo de “pessoa ignorante, sem instrução”. No blog do Reinaldo, virou substantivo próprio para designar Lula. De tanto utilizar a expressão, as primeiras referências a “apedeuta” no Google estão todas vinculadas a Lula.
SINÔNIMOS: Apedeutakoba, Babalorixá da Banânia
Botinha cor-de-rosa – depois de receber de presente no quando Bofe de Elite, no humorístico Show do Tom, um par de botas cor-de-rosa, o jornalista Paulo Henrique Amorim virou motivo de chacota no blog. Paulo Henrique integra o grupo de blogueiros que Reinaldo considera governistas.
Coma Andante (ou Mico Mandante) – em artigo recente na revista Veja, Reinaldo diz: “Fidel é 435,86 vezes mais assassino do que os generais brasileiros, que encheram de metáforas humanistas a conta bancária de Chico Buarque”.
Dualéticos – é um neologismo que designa os jornalistas com uma “ética dual”: analisam o PT e os demais partidos com critérios diferentes, sempre mais generosos com o primeiro.
Esquerdiota – é “bobo alegre do petismo”
Esquerdopata – é o esquerdista que padece de uma doença grave: ignorar os dados da realidade. Seu principal defeito é não saber fazer conta.
Esquerdofrênico – é o esquerdista que apóia tudo o que faz Lula e que era contrário a tudo o que fazia FHC, embora seja tudo a mesma coisa.
Fefeléchi – é dessa forma que os próprios estudantes se referem à FFLCH, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Para Reinaldo, que estudou Letras lá, “a “Fefeléchi é uma incubadora do pior esquerdismo que se produz na USP”, um centro formador de “inteliquituais”.
Petralhas – fusão de petistas com Irmãos Metralha. Os “petralhas” acreditam que se pode roubar em nome da ética.
Regina Casebre – apresentadora do quadro Central da Periferia (Fantástico - TV Globo), é a “sacerdotisa midiática” dos “antropólogos da maldade”, aqueles que vêem os morros e periferias como civilizações independentes que devem ter seus valores particulares respeitados.
Remelentos & Mafaldinhas – são os estudantes que se especializam em invadir reitoria e em promover greves na universidade. Os apelidos foram criados durante a ocupação da Reitoria da USP, assunto exaustivamente abordado em seu blog.
Tonton-macoutes – era o nome da milícia haitiana do Papa “Doc”. É o apelido dado por Reinaldo à claque de simpatizantes que o PT convoca para hostilizar seus adversários.
quarta-feira, 12 de março de 2008
REINALDO DE A A Z(EVEDO): UM POUCO DO BE-A-BÁ DO TIO REI
Marcadores: CAPA
edição zero
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
gostei muito da reportagem, em geral...
sou suspeito porqu leio muito o Blog do Reinaldo...
mas eu nao teria chegado ate o fim às 2:15 da manha se fosse qualquer merda sobre ele...
parabens e força...
Postar um comentário