domingo, 12 de outubro de 2008

Vida e Obra: Hayek

Friedrich August von Hayek (1899-1992)







Economista austríaco, foi professor da London School of Economics entre 1931 e 1950, quando concentrou seus estudos em teoria econômica. Dentre suas publicações marcantes na época vale citar The Pure Theory of Capital (1940).

Com a derrota de sua linha de pensamento mais “monetarista” para o paradigma “keynesiano” que perdurou até a década de 1970, resolve dar uma guinada em sua carreira, marcada pela publicação de O Caminho da Servidão, em 1944, que teve milhões de leitores pelo mundo e foi traduzido para mais de 20 idiomas.

Durante a década de 50, o sucesso e a simplicidade dos argumentos contrários ao socialismo levaram a General Motors a patrocinar a distribuição de folhetos com o livro contado em cartoons (ver quadrinhos abaixo), fazendo parte da série “Thought Starter”.

Em 1950, ainda em mudanças, vai para a Universidade de Chicago onde envereda pela filosofia, psicologia, sociologia, política e direito, sendo pai de diversas obras nesses campos da ciência humana – com destaque para The Constitution of Liberty (1960) e Law, Legislation and Liberty (1973) –, deixando para seu amigo Milton Friedman a proeminência na área econômica.

Não por coincidência, foi a volta do liberalismo às políticas econômicas dos países ricos que laureou Hayek com o Nobel de Economia em 1974, quando já não mais lecionava.

É considerado por muitos um dos maiores expoentes do liberalismo no século XX e um dos três grandes nomes da economia no período, com uma influência que se estende por várias gerações.

Nenhum comentário: