domingo, 12 de outubro de 2008

Curiosidades: Liberalismo

Paternalismo Liberal

Richard Thaler e Cass Sunstein expõem no recém-lançado “Nudge” o que apelidaram de Paternalismo Liberal. Os autores propõem que o governo auxilie a população na tomada das melhores decisões. O Estado daria esse “empurrãozinho” através da maior disponibilização de informações e comparações entre as opções apresentadas ao ser ao longo de sua vida. Sem eleger os melhores caminhos, o governo poderia auxiliar os leigos nas escolhas mais cotidianas: Escola Pública ou Privada para seus filhos? Aluguel ou Compra da casa?
Thaler, que é professor de Chicago e estudioso da economia comportamental, garante que o sistema não afeta a liberdade dos indivíduos e que a “arquitetura da escolha” somente os auxiliaria na busca por mais racionalidade em suas decisões.


Entidades Liberais

Dificilmente encontrado em sua forma pura como bandeira política, o Liberalismo tem seu núcleo pensante em entidades dedicadas ao seu estudo. Sem o objetivo
propagandístico típico de grandes partidos, essas comunidades intelectuais prezam pelo intercâmbio de idéias voltadas para o estabelecimento de sociedades livres. Para tal, defende-se o individualismo, o minimalismo estatal, a propriedade privada e o livre mercado.
Dentre as sociedades mais notáveis, destaque para as duas em que Hayek teve participação direta:

Mont Pelerin Society
Fundada em 1947 por Hayek, a Mont Pelerin é composta por cientistas de renome nas áreas da economia e filosofia, principalmente. Dentre seus membros mais destacados listam-se o filósofo Karl Popper, criador do Racionalismo Crítico, e oito prêmios Nobel de Economia: Hayek, Friedman, Stigler, Buchanan, Allais, Coase, Becker e Vernon Smith.
Apesar de não contar com publicidade, a entidade não é secreta nem anônima, definindo-se como um coletivo de indivíduos onde ninguém pode falar pelo outro.

Ludwig von Mises Institute
Seguindo uma linha mais extremada de liberalismo (libertarianismo), é fundado em 1981, nos EUA, o Instituto Ludwig Von Mises. A entidade prega os ideais da escola austríaca, que teve seu advento com Menger no século XIX e continuidade com Mises e Hayek no século XX.
O instituto já foi presidido por Hayek e pela viúva de Mises. O economista austríaco foi professor e colega de Hayek, tendo influenciado toda sua obra.Uma boa amostra do que vem a ser o libertarianism é o artigo “Um Livre Mercado em 30 Dias” escrito por Lew Rockwell, fundador do Instituto. (http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=74)

Nenhum comentário: